Evelin 2012

Escola de Verão de Linguística Formal

VAI COMEÇAR

ATENÇAO

TODOS OS CURSOS SAO NO IEL (INSTITUTO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM)
TODOS DEVEM IR AO ANFITEATRO 9H PARA OS RECADOS INICIAIS E ABERTURA

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Programa

Temos algumas mudanças no programa de cursos. por favor verificar no pdf que inicia a seção de cursos.
There are some changes in the course schedules. Please, check the program in the pdf at the classes section.

Programa do workshop

  Dia 20/01/2012

 

 
10-11h Documentação de Línguas Indígenas no Brasil: experiências e desafios. Bruna Franchetto

UFRJ

     
11-11:30 Recursividade na língua e na aritmética recursos compartilhados ou especificidade de domínio Mercedes Marcilese

Letícia Sicuro Corrêa

Marina Rosa Ana Augusto

Puc-RJ/UERJ

11:30-12h A Syntactical Proposal for Spanish Anticausatives with se Paola Cépeda

Pontificia Universidad Católica del Perú

14-14:30 Música e texto como ferramenta metodológica para levantamento de dados sobre a prosódia de línguas mortas. Daniel Soares da Costa

UNESP

14:30-15 A Assimetria Sujeito/Objeto em Orações Relativas de Encaixe Central e à Direita no Português do Brasil. FERNANDO LÚCIO DE OLIVEIRA

UFRJ

15-15:30 HARMONIA NASAL E RINOGLOTOFILIA EM XAVANTE Wellington Pedrosa Quintino

UNEMAT

15:30-16:00 SOBRE A NECESSIDADE DE SE DISCUTIR A QUESTÃO DOS TRAÇOS NO ÂMBITO DA TEORIA DA OTIMIDADE Taíse Simioni

Universidade Federal do Pampa

   

Dia 21/01/2012

 
10-10:30 Estruturas sintáticas e ontologia das raízes para compreensão de falsos cognatos Karine Vieira

Isabella Pederneira

UFRJ

10:30-11h A vogal epentética em juntura de vogais (limite de palavras) no Português Arcaico Ana Carolina Cangemi

UNESP

11-11:30h PROCESOS DE FORMACIÓN DE CONECTORES EN LA LENGUA ASHÁNINKA  Liliana Fernández Fabián

Universidad Naional Mayor de San Marcos

11:30-12h A redução do ditongo [ãw] na morfologia verbal: uma abordagem baseada no uso Marco Fonseca

Victor Hugo Cunha de Melo

UFMG/UFOP

14-14:30h Aspectual verbs as evidence for a localist analysis of inchoation en Conceptual Semantics Pablo Nunes Ribeiro

UFRGS

14:30-15h O processamento de verbos no gerúndio em orações adjuntas Juliana Terciotti Magro

Marcus Maia

UFRJ

15:15:30h Comparando alternâncias verbais: a alternância causativo-incoativa e a alternância agente-tema Luana Amaral

UFMG

15:30-16h Looking at Complex Event Semantics from a Computational Linguistics Point of View Eduardo Correa Soares

UFRGS

 
 
 

 

Os resumos aceitos

As respostas sobre a seleção de resumos já foram enviadas por email. Por favor, verifiquem se receberam.

Resultado da seleção de resumos

Caros:

 

Alguns pareceristas atrasaram e não podemos ainda divulgar a lista de selecionados. Aguardem mais um pouco. Creio que até domingo todos terão uma lista.

 

Os aprovados terão também uma carta convite para conseguir afastamento e verba para a vinda.

 

 

Divulgação de resumos aceitos e programação

Esperamos divulgar o resultado com os resumos aceitos para apresentação no dia 12 de dezembro. Uma programação completa com os horários de cada apresentação deve ser divulgada aqui até o dia 17 de dezembro.

As inscrições para cursos serão fechadas no dia 08/12/2012 e para apresentação de trabalho no dia 30 de novembro.

To attend the classes/Para frequentar os cursos

Não é necessário apresentar trabalhos no workshop para participar dos cursos. Você pode fazer quantos cursos quiser sem nenhum custo.

It is not necessary to present a paper in the workshop to enroll the classes. You can take as many classes you wish free from charges.

As inscrições para os cursos iniciam dia 1/11 aqui

The registration for classes start on 11/01 here

http://tinyurl.com/3lnvswh

Programa

Esta reunião traz para o Brasil sete pesquisadores internacionais ligados ao MIT, para apresentar suas pesquisas recentes. Estas pesquisas serão apresentadas detalhadamente. Assim, não se tratam de palestras simplesmente. As pesquisas serão apresentadas a partir de mini‐cursos. Os cursos avançados:

1) Michael Becker (University of Massachusetts), Morfofonologia computacional e experimental: Phonological trends in the lexicon

2) T. Florian Jaeger (Brain and Cognitive Sciences, Computer Science, University of Rochester), Psicolinguística: Efficiency in language learning, processing, and grammar

3) Andrew Nevins (University College London), Tópicos em Fonologia II: Vowel reduction and consonant lenition: two sides of the same coin

4) David Pesetsky (MIT), Tópicos em sintaxe II: The Identity thesis for language and music

5) Cilene Rodrigues (University College London), Tópicos em Sintaxe III: Recursividade: propriedade específica e única do componente computacional?

6) Raj Singh (Cognitive Science, Carleton University), Tópicos em Semântica I: Scalar implicature and cognitive architecture

7) Nina Topintzi (Universität Leipzig), Tópicos em Fonologia I: Onsets – Suprasegmental and Prosodic Behaviour

Além dos tópicos, o evento conta com cursos introdutórios (em português), bem como com outros cursos intermediários e avançados oferecidos por alunos de doutorado do MIT e da Universidade do Massachusetts.

O evento acabará com dois dias de workshop para apresentação e discussão de 20 trabalhos selecionados anonimamente.

Os cursos de forma geral:

• Sintaxe I: Jeremy Hartman
• Sintaxe II: Cilene Rodrigues
• Fonologia I: Peter Graff
• Fonologia II: Andrew Nevins
• Semântica I: Guillaume Thomas
• Semântica II: Yasutada Sudo
• Tópicos em Sintaxe I: Liudmila Nikolaeva
• Tópicos em Sintaxe II: David Pesetsky
• Tópicos em Sintaxe III: Cilene Rodrigues
• Tópicos em Fonologia I: Nina Topintzi
• Tópicos em Fonologia II: Andrew Nevins
• Tópicos em Semântica I: Raj Singh
• Tópicos em Semântica II: Suzi Lima
• Morfofonologia computacional e experimental: Michael Becker
• Métodos de Campo I: Rafael Nonato
• Psicolinguística: Florian Jaeger

Histórico

Em uma iniciativa singular no Brasil, um acordo entre a pós-graduação do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e do Departamento de Linguística da UNICAMP foi estabelecido em 2003. O objetivo deste acordo é incentivar uma interação internacional entre alunos brasileiros e estrangeiros. Como produto desta interação, o MIT acolheu estudantes e pesquisadores do IEL e o IEL sediou eventos de linguística formal (EVELIN / Escola de Verão em Linguística Formal) em suas dependências entre 2004-2006. Destes encontros, participaram alunos de ambas as instituições, bem como de outras universidades brasileiras e da América do Sul; e os eventos contaram com mini-cursos sobre várias áreas da linguística formal ministrados por professores do MIT e de outras universidades brasileiras e estrangeiras. Desta forma, o EVELIN promoveu uma ampla interação entre alunos e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, e trouxe para o Brasil resultados inéditos de pesquisas através de seus seminários. Trata-se de mais uma edição deste evento. Enfim, trata-se de um projeto de cooperação internacional, sem qualquer fim econômico, que possibilita uma maior visibilidade internacional para as universidades brasileiras.