VAI COMEÇAR
ATENÇAO
TODOS OS CURSOS SAO NO IEL (INSTITUTO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM)
TODOS DEVEM IR AO ANFITEATRO 9H PARA OS RECADOS INICIAIS E ABERTURA
ATENÇAO
TODOS OS CURSOS SAO NO IEL (INSTITUTO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM)
TODOS DEVEM IR AO ANFITEATRO 9H PARA OS RECADOS INICIAIS E ABERTURA
Temos algumas mudanças no programa de cursos. por favor verificar no pdf que inicia a seção de cursos.
There are some changes in the course schedules. Please, check the program in the pdf at the classes section.
Dia 20/01/2012
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10-11h | Documentação de Línguas Indígenas no Brasil: experiências e desafios. | Bruna Franchetto
UFRJ |
11-11:30 | Recursividade na língua e na aritmética recursos compartilhados ou especificidade de domínio | Mercedes Marcilese
Letícia Sicuro Corrêa Marina Rosa Ana Augusto Puc-RJ/UERJ |
11:30-12h | A Syntactical Proposal for Spanish Anticausatives with se | Paola Cépeda
Pontificia Universidad Católica del Perú |
14-14:30 | Música e texto como ferramenta metodológica para levantamento de dados sobre a prosódia de línguas mortas. | Daniel Soares da Costa
UNESP |
14:30-15 | A Assimetria Sujeito/Objeto em Orações Relativas de Encaixe Central e à Direita no Português do Brasil. | FERNANDO LÚCIO DE OLIVEIRA
UFRJ |
15-15:30 | HARMONIA NASAL E RINOGLOTOFILIA EM XAVANTE | Wellington Pedrosa Quintino
UNEMAT |
15:30-16:00 | SOBRE A NECESSIDADE DE SE DISCUTIR A QUESTÃO DOS TRAÇOS NO ÂMBITO DA TEORIA DA OTIMIDADE | Taíse Simioni
Universidade Federal do Pampa |
Dia 21/01/2012 |
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10-10:30 | Estruturas sintáticas e ontologia das raízes para compreensão de falsos cognatos | Karine Vieira
Isabella Pederneira UFRJ |
10:30-11h | A vogal epentética em juntura de vogais (limite de palavras) no Português Arcaico | Ana Carolina Cangemi
UNESP |
11-11:30h | PROCESOS DE FORMACIÓN DE CONECTORES EN LA LENGUA ASHÁNINKA | Liliana Fernández Fabián
Universidad Naional Mayor de San Marcos |
11:30-12h | A redução do ditongo [ãw] na morfologia verbal: uma abordagem baseada no uso | Marco Fonseca
Victor Hugo Cunha de Melo UFMG/UFOP |
14-14:30h | Aspectual verbs as evidence for a localist analysis of inchoation en Conceptual Semantics | Pablo Nunes Ribeiro
UFRGS |
14:30-15h | O processamento de verbos no gerúndio em orações adjuntas | Juliana Terciotti Magro
Marcus Maia UFRJ |
15:15:30h | Comparando alternâncias verbais: a alternância causativo-incoativa e a alternância agente-tema | Luana Amaral
UFMG |
15:30-16h | Looking at Complex Event Semantics from a Computational Linguistics Point of View | Eduardo Correa Soares
UFRGS |
As respostas sobre a seleção de resumos já foram enviadas por email. Por favor, verifiquem se receberam.
Caros:
Alguns pareceristas atrasaram e não podemos ainda divulgar a lista de selecionados. Aguardem mais um pouco. Creio que até domingo todos terão uma lista.
Os aprovados terão também uma carta convite para conseguir afastamento e verba para a vinda.
Esperamos divulgar o resultado com os resumos aceitos para apresentação no dia 12 de dezembro. Uma programação completa com os horários de cada apresentação deve ser divulgada aqui até o dia 17 de dezembro.
Não é necessário apresentar trabalhos no workshop para participar dos cursos. Você pode fazer quantos cursos quiser sem nenhum custo.
It is not necessary to present a paper in the workshop to enroll the classes. You can take as many classes you wish free from charges.
As inscrições para os cursos iniciam dia 1/11 aqui
The registration for classes start on 11/01 here
Esta reunião traz para o Brasil sete pesquisadores internacionais ligados ao MIT, para apresentar suas pesquisas recentes. Estas pesquisas serão apresentadas detalhadamente. Assim, não se tratam de palestras simplesmente. As pesquisas serão apresentadas a partir de mini‐cursos. Os cursos avançados:
1) Michael Becker (University of Massachusetts), Morfofonologia computacional e experimental: Phonological trends in the lexicon
2) T. Florian Jaeger (Brain and Cognitive Sciences, Computer Science, University of Rochester), Psicolinguística: Efficiency in language learning, processing, and grammar
3) Andrew Nevins (University College London), Tópicos em Fonologia II: Vowel reduction and consonant lenition: two sides of the same coin
4) David Pesetsky (MIT), Tópicos em sintaxe II: The Identity thesis for language and music
5) Cilene Rodrigues (University College London), Tópicos em Sintaxe III: Recursividade: propriedade específica e única do componente computacional?
6) Raj Singh (Cognitive Science, Carleton University), Tópicos em Semântica I: Scalar implicature and cognitive architecture
7) Nina Topintzi (Universität Leipzig), Tópicos em Fonologia I: Onsets – Suprasegmental and Prosodic Behaviour
Além dos tópicos, o evento conta com cursos introdutórios (em português), bem como com outros cursos intermediários e avançados oferecidos por alunos de doutorado do MIT e da Universidade do Massachusetts.
O evento acabará com dois dias de workshop para apresentação e discussão de 20 trabalhos selecionados anonimamente.
Os cursos de forma geral:
• Sintaxe I: Jeremy Hartman
• Sintaxe II: Cilene Rodrigues
• Fonologia I: Peter Graff
• Fonologia II: Andrew Nevins
• Semântica I: Guillaume Thomas
• Semântica II: Yasutada Sudo
• Tópicos em Sintaxe I: Liudmila Nikolaeva
• Tópicos em Sintaxe II: David Pesetsky
• Tópicos em Sintaxe III: Cilene Rodrigues
• Tópicos em Fonologia I: Nina Topintzi
• Tópicos em Fonologia II: Andrew Nevins
• Tópicos em Semântica I: Raj Singh
• Tópicos em Semântica II: Suzi Lima
• Morfofonologia computacional e experimental: Michael Becker
• Métodos de Campo I: Rafael Nonato
• Psicolinguística: Florian Jaeger
Em uma iniciativa singular no Brasil, um acordo entre a pós-graduação do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e do Departamento de Linguística da UNICAMP foi estabelecido em 2003. O objetivo deste acordo é incentivar uma interação internacional entre alunos brasileiros e estrangeiros. Como produto desta interação, o MIT acolheu estudantes e pesquisadores do IEL e o IEL sediou eventos de linguística formal (EVELIN / Escola de Verão em Linguística Formal) em suas dependências entre 2004-2006. Destes encontros, participaram alunos de ambas as instituições, bem como de outras universidades brasileiras e da América do Sul; e os eventos contaram com mini-cursos sobre várias áreas da linguística formal ministrados por professores do MIT e de outras universidades brasileiras e estrangeiras. Desta forma, o EVELIN promoveu uma ampla interação entre alunos e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, e trouxe para o Brasil resultados inéditos de pesquisas através de seus seminários. Trata-se de mais uma edição deste evento. Enfim, trata-se de um projeto de cooperação internacional, sem qualquer fim econômico, que possibilita uma maior visibilidade internacional para as universidades brasileiras.